Da inscrição como candidata até a coroação pública aos pés do Santuário de N. Sra. da Piedade.
As rosas tem sobretudo perfume e beleza. Tem encanto pelo esplendor de suas pétalas, tem deslumbrância por suas cores tão variadas e às vezes tão intensas. São glamourosas por ter suas pétalas acetinadas. Mas a despeito de tanta beleza elas também tem espinhos. Parece um contrassenso, mas talvez isto signifique que foram criadas apenas para serem admiradas e não tocadas. Talvez!
A beleza, o glamour e a deslumbrância das rosas, mas também os espinhos fizeram parte da trajetória de nossa Rainha Carine Viol. Assim como as outras Princesas ela também teve seus momentos de cansaço, de incertezas, de ansiedade sobretudo.
Foram meses de ensaios e preparativos. Ensaios de desfile na passarela com Sabrina Mallio, que cuidou muito bem de todas as Princesas. Também houveram inúmeros ensaios para a Dança da Tarantella, uma inovação na programação da Festa no seu cinquentenário. Houveram ainda ensaios com os pais e pares das Princesas para a dança da valsa, outra inovação nesta edição. Tudo muito bem pensado, planejado e executado de acordo com as coreografias criadas e ensaiadas pelo coreógrafo João Carvalho.
Mas a história da Rainha das Rosas Carine começa exatamente em Fevereiro de 2018. Num encontro social, Carine foi questionada por uma pessoa conhecida a ser candidata a Rainha das Rosas. Esta pessoa havia se impressionado com a beleza da menina moça. Assim que as inscrições foram abertas, em 21 de maio, esta mesma pessoa, que não tinha se esquecido da beleza daquela garota, procurou Carine e a informou que as inscrições estavam abertas. Carine que já tinha se decidido a participar do desfile, que tinha se convencido de que poderia sonhar com o título, fez então sua inscrição na CDL.
O sonho de se tornar Rainha das Rosas, no entanto e na prática, teve início em 22 de junho de 2018, uma sexta-feira. Neste dia a Comissão Organizadora da Festa das Rosas 2018 apresentou as candidatas e a Patronesse da Festa na edição do Cinquentenário, Senhora Maria Angélica Borges de Andrada, Manina Andrada. Das lindas moças que se inscreveram, a comissão organizadora selecionou 15 para se candidatarem ao cobiçado título. Carine estava entre elas. A imprensa local cobriu o evento e divulgou a primeira foto oficial das candidatas ao título.
Disputavam ao lado de Carine Viol Faria, as belíssimas concorrentes: Crislei Patricia Carvalho Galdino, Geovana Aparecida Reis de Almeida, Ianca da Silva Siqueira, Ana Carolina Silva, Juliana de Oliveira Beck, Larissa Mara Pereira, Lorena Caroline de Oliveira Andrade, Ludmila Pereira dos Santos, Paola de Paula Santos Moraes, Pollyana Nanhara de Oliveira, Rayane Barbara Moreira, Regiane Aparecida de Assis, Rita de Cassia Cruz Batista e Vitoria Rezende de Melo.
Á partir da apresentação das candidatas começaram os ensaios, reuniões e participações em vários compromissos e eventos sociais, sempre acompanhadas da Patronesse Manina Andrada.
Na noite de 28 de julho a Sra. Manina Andrada reuniu as candidatas e os Produtores de Rosas no Hotel Master Plaza. Também estavam presentes autoridades municipais e a imprensa. Na ocasião a patronesse saudou os presentes e falou da emoção em paraninfar a festa. Em nome dos produtores também falou o Sr. Jair Marciano ressaltando a importância da festa para os produtores. A Rainha das Rosas de 2017, Nadia Campos marcou presença. Pela primeira vez as candidatas tiveram a oportunidade de desfilar para os presentes.
Passados alguns dias, a Patronesse fez também questão de receber as candidatas para um coquetel em sua residência. Também os membros da comissão organizadora estiveram presentes. Foi uma noite de descontração e congraçamento.
Houve ainda um evento na Maison Decor 2018 no Espaço La Maison onde as candidatas fizeram presença vip junto com a Patronesse.
No dia 16 de setembro de 2018 o último compromisso das Princesas foi a Missa das Rosas com a presença de membros da comissão organizadora da Festa, da Patronesse, de Produtores de Rosas e de autoridades do município. A missa foi realizada na Igreja do Carmo na Paróquia do Bom Pastor, e a celebração foi presidida pelo Pe. Joaquim Diogo de Melo.
Enfim, na noite/madrugada de 22 para 23 de setembro, foi realizado o concorrido Baile das Rosas nos salões do Automóvel Clube e nesta ocasião foi eleita a nova Rainha das Rosas, Carine Viol para representar a cidade e reinar até Setembro/Outubro de 2019. A agradabilíssima surpresa tanto de Carine como dos pais ficou evidente naquele momento emocionante, quando se percebia em suas fisionomias a incredulidade misturada com muita alegria e estupefação. Com certeza foram momentos inesquecíveis não só para Carine como para seus familiares presentes e também para os que acompanhavam via internete a transmissão ao vivo do evento.
No dia seguinte a Rainha das Rosas eleita já teve seu primeiro compromisso oficial. Estava presente na eleição do Broto e Brotinho das Rosas 2018. Na tarde de domingo 23 de setembro foram eleitas Broto das Rosas, Beatriz Prenassi, de 9 anos e a garotinha Geovana Mrad Oliveira Vitorete foi eleita Brotinho das Rosas 2018.
Enfim no dia 27 de outubro a Rainha das Rosas acompanhada da Patronesse e das Princesas participou do Desfile das Rosas no centro de Barbacena. Também estavam presentes o Broto e o Brotinho das Rosas. Na verdade este é um dos momentos grandiosos da Festa das Rosas. A finalidade do desfile é apresentar à população da cidade a sua Rainha. Em carros alegóricos ornamentados com rosas e no caminhão do Corpo de Bombeiros o Cortejo das Rosas com as mais belas de Barbacena, saiu das imediações da Igreja do Rosário, subindo a Rua XV em direção à Matriz de N. Sra. da Piedade.
Os postes de iluminação também receberam belos adornos cobertos de rosas. Os Produtores de Rosas não mediram esforços. Tomaram para si a responsabilidade e o custo do Desfile no centro da cidade e se esmeraram. Estava tudo muito bem feito. Do alto dos edifícios eram jogadas sobre o cortejo pétalas de rosas. Defronte do Santuário, uma passarela bem montada e toda decorada com bem trabalhados arranjos de belíssimas rosas multicoloridas, enchiam os olhos de encantamento.
A euforia das pessoas que assistiam e o deslumbramento eram contagiantes. A sirene do Carro dos Bombeiros chamava a atenção de que o cortejo estava se aproximando e a multidão ia se formando nas laterais do percurso acenando com entusiasmo. A Rainha vinha num belo carro todo ornamentado. Sorria para o público e acenava incansavelmente, como se quisesse (e se possível fosse) agradecer pelo carinho a cada um dos presentes, individualmente. Emocionante!
O Cortejo subia lentamente a Rua XV. Sem pressa, mesmo que sobre nós nuvens negras se seguravam nas alturas e não despencavam por puro capricho, para não atrapalhar o espetáculo. Ao final, depois de apenas deixar que algumas gotas descessem e vissem de perto toda a beleza, tanto das rosas como das Princesas e de nossa Rainha, elas se foram e deram lugar aos raios de sol que refletiam nas pedras e nos metais dourados da corôa que foi finalmente e aos olhos atentos do público colocada sobre os cabelos também dourados de nossa Rainha.
Ao chegar o cortejo aos pés do Santuário da Piedade, a Rainha e suas princesas desceram, desfilaram na passarela montada. Depois atendendo ao pedido do locutor oficial a Patronesse e o Sr. Prefeito Municipal, acompanhado da Vice Prefeita subiram na passarela e conjuntamente coroaram oficial e publicamente a Rainha das Rosas de Barbacena, Carine Viol Faria.